Como economizar no frete dos correios

Você sabe como economizar no frete dos correios?

Pois é, esse pode ser um grande vilão na hora de vender seus produtos pela internet.

A boa notícia é que eu vou te ensinar nesse artigo uma dica valiosa para você ajudar o seu cliente a economizar no frete.

Nós que trabalhamos com venda de produtos online (sejam eles artesanais ou não), sabemos que o frete dos correios é muito alto. O que pouca gente sabe, no entanto, é que frete alto demais é um grande motivo para abandono de carrinho.

O que é isso, Ju?

Abandono de carrinho é quando você busca um produto como um sapato, por exemplo.

Você escolhe o modelo, o tamanho, a cor, confere o preço e coloca no carrinho. Na hora de confirmar a compra, no entanto, leva um susto. Um sapato que custa R$20,00 vai sair por R$45,00 porque o frete custa mais do que o sapato. Nesse momento você pode questionar se aquela compra realmente vale a pena.

Quando o cliente se depara com essa situação ele fica muito propenso a deixar a compra para um outro momento ou, na maioria das vezes, desistir da compra.

É isso que chamamos de abandonar o carrinho, como acontece num super mercado mesmo.

Esse valor de frete verdadeiramente assustador é uma loucura, na minha humilde opinião.

Por isso, pra te ajudar a economizar no frete, eu tenho uma dica valiosa!

Mas antes a gente precisa entender que o frete é calculado com base em duas coisas: o peso e o tamanho da caixa.

Quanto ao peso eu vou te dar uma dica mais adiante. Já em relação ao tamanho dá para fazer uma coisa que eu vou te falar agora.

Eu aprendi na prática que a melhor maneira de economizar espaço e, por consequência, economizar no frete é dobrar menos as peças de crochê.

É impressionante a diferença de espaço que uma peça de crochê ocupa dependendo de como a dobramos.

Se você quiser assistir um vídeo onde eu demonstro isso, deixa nos comentários o pedido que eu vou tentar gravar pra vocês.

Uma segunda dica para economizar no frete é usar caixas recicladas ou comprar fora dos correios.

Muita gente quando está começando a vender crochê compra a caixa diretamente nos correios. Quando eu comecei a vender eu fazia isso também.

No entanto, eu aprendi rápido que o cliente não se importa se a caixa é dos correios ou não.

Se ele for pagar mais pelo frete por conta disso ele vai querer, inclusive, que não seja!

E o que acontece é que as caixas dos correios têm preços absurdos que ou vão te dar prejuízo (se você assumir o custo) ou vão encarecer a peça (se você repassar o custo ao cliente).

Para ter uma ideia, comprando 4 caixas médias nos correios você paga o equivalente a cerca de 30 compradas em alguma loja que vende esse tipo de produto.

Por isso, a minha dica é: compre caixas em qualquer lugar, menos nos correios.

Além disso, como eu já disse, comprar as caixas para enviar suas encomendas não é a única maneira que existe para vender pela internet. Você também tem a opção de reciclar.

Eu sou muito a favor do uso de caixas recicladas por vários motivos e vou listar três deles pra você.

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Primeiro motivo

Geralmente não custa nada.

Usar uma caixa de papelão reciclado é bem fácil se você mora perto de um supermercado. Todos os dias eles descartam caixas e mais caixas de papelão e essas caixas vão, na maioria das vezes, direto para o lixo.

Por isso, se você quiser pegar algumas caixas para enviar suas encomendas eles simplesmente não vão se importar ou podem até te agradecer já que isso é, na verdade, um favor para eles.

Eu fiz isso por muito tempo e só não faço mais porque não trabalho mais com venda (se quiser saber por que, conheça minha história).

No entanto, enquanto eu ainda tinha minha loja no elo7, eu usava caixas recicladas para enviar minhas encomendas. Eu pegava minhas caixas em um supermercado próximo da minha casa onde eu fazia as minhas compras do mês. Eu saía de lá com várias caixas. Fazia um estoque para o mês inteiro. 😉

Mas um cuidado que eu tinha e que você deve ter também quando for escolher suas caixas recicladas é prestar atenção ao estado da caixa. Nunca use uma caixa suja ou com mau cheiro. Isso é péssimo para o seu negócio porque ninguém gosta de abrir uma caixa de um pedido que fez pela internet e sentir cheiro de presunto velho ou ver que tem marcas de que uma manteiga derreteu lá dentro.

Dica

Cuidado também quando for usar caixas que estavam com produtos de limpeza porque, embora o cheiro possa ser agradável, o produto poderia ter algum clareador que pode afetar seu produto.

Ou o próprio perfume da caixa pode ser indesejável para o seu cliente.

Aliás, se for uma peça para bebê, nem pense em usar uma caixa assim. Procure usar uma caixa sem cheiro nenhum ainda que precise comprar uma caixa para evitar que a sua peça entre em contato com agentes químicos que podem causar reações alérgicas à pele do bebê. #ficaadica

Segundo

Você ajuda a natureza, ajuda a sua comunidade, ajuda o planeta inteiro!

O segundo motivo para usar caixas recicladas é que você contribui com o meio ambiente, além de ajudar a comunidade e o mundo dando um destino diferente para aquilo que já iria para o lixo.

Além disso, quando você recicla uma caixa, além de dar mais um uso para ela que já iria para o lixo, você deixa de comprar uma outra que seria produzida a mais no mundo.

Isso quer dizer que a ajuda é em dobro!

Ajudamos a natureza, ajudamos a comunidade e ajudamos o mundo.

E não só o mundo que vivemos hoje, mas o que deixamos para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos.

Terceiro

Você ajuda o seu cliente a pagar menos.

Primeiro você planta, espera crescer e só um tempo depois você pode colher.

A regra da vida é dar antes, receber depois.

Antes de pedir algo do seu cliente, faça algo por ele.

E não há nada mais útil (e mais dentro do seu alcance) do que oferecer ao seu cliente a possibilidade de economizar no frete.

O melhor de tudo é que, além de ajudar o seu cliente, você também se ajuda.

Afinal, você pode vender muito mais com um preço menor e mais atrativo.

Comprando uma caixa dos correios, por exemplo, você pagaria atualmente cerca de R$11,30 por uma caixa de 36 x 27 x 18. Usando uma caixa reciclada você economiza esse dinheiro e pode repassar esse desconto ao seu cliente.

Essa é a fórmula que eu mais gosto, a fórmula onde todo mundo ganha.

E eu ainda tenho uma dica extra pra você.

Lembra que eu disse que falar uma dica para reduzir o peso das encomendas (ajudando a diminuir ainda mais o valor do frete)? Pois é, eu vou te falar essa dica agora.

Quando você for procurar uma caixa para enviar sua encomenda, sinta o peso dela.

Mas por que, Ju?

O motivo é o seguinte: o peso da caixa influencia no valor do frete, certo? Acontece que o peso da caixa também é levado em consideração na hora de pesar o seu pacote.

Não é só o peso da encomenda, ou seja, o que estiver dentro da caixa, que conta. Todo o embrulho é pesado e o frete é calculado com base nesse peso total “produto + caixa”.

Por isso, procure pelas caixas mais leves.

Em geral, o papelão pode ser mais ou menos denso. Algumas caixas, aquelas que são quase tão duras quanto um compensado, são bem mais pesadas. Já outras, aquelas que quase esfarelam só de encostar a mão, são leves como papel.

O equilíbrio é sempre a melhor escolha.

Não envie um jogo de banheiro em uma caixa que só de levantar vai abrir o fundo e deixar seu produto à mostra. Também não escolha uma caixa que seja firme além do que precisa se ela for muito pesada também.

Procure caixas resistentes, mas que não pesem tanto.

Não é difícil. Ainda mais se você for buscar essas caixas em algum supermercado que tem centenas delas, como eu já comentei. 😉

Recapitulando

Nesse post eu te dei várias dicas para economizar no frete.

  • Dobrar menos as peças de crochê
  • Usar caixas recicladas
  • Usar caixas leves

E ainda listei três motivos valiosos para dar preferência a caixas recicladas em vez de comprar caixas de papelão novas.

Além dessas dicas valiosas você pode economizar no frete também de outra maneira. Buscando um desconto nos correios.

E isso pode ser feito por meio de um contrato (saiba mais em uma agência da sua região).

Outra maneira também para quem tem loja no elo7 ou vende pelo mercado livre é usar a PLP (pré-lista de postagem) que dá um descontinho no frete para o cliente.

Se você quiser saber mais sobre o que é PLP você pode saber mais aqui e aqui.

Esse segundo link é do site Mandaê que tem uma proposta bastante interessante de envio de mercadorias.

Eles buscam os pedidos na sua casa, embalam e enviam pra você por apenas R$5,00 + o frete.

Eu achei o preço bom porque o serviço parece valer a pena.

Afinal é bastante confortável ter um serviço de coleta que vai até a sua casa.

Além de ser prático não precisar gastar tempo embalando o que dá mais tempo para produzir e pensar no seu negocio.

Sem contar que esse valor não é nem o que eu gasto aqui na minha cidade com a passagem de ida e volta aos correios.

Eu nunca usei o serviço e nem estou ganhando nada em comentar sobre o site, mas gostei da proposta da empresa e parece que muita gente tem usado e gostado também. Por isso achei relevante indicar pra vocês! 😉

Eu não sei muitos detalhes então, se você quiser saber mais, é só entrar em contato com eles por aqui.

Conclusão

E então, gostou desse artigo?

Comente aqui abaixo qual a dica que você mais gostou!

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