Sobre mim

Olá! Eu sou a Ju, do canal JNY Crochê.

Eu sou professora, artesã e apaixonada por crochê.

Se você já conhece o meu canal sabe que eu sou professora dessa arte maravilhosa que é o crochê. No entanto, talvez você ainda não conheça a minha história e não saiba como nem por que eu aprendi essa arte incrível.

Eu comecei a fazer crochê ainda na adolescência.

Como eu não tinha alguém próximo para me ensinar (e minha vontade era enorme em aprender) eu precisei ser autodidata. Eu investi dinheiro e tempo em livros e revistas sobre essa técnica e mergulhei de cabeça para aprender tudo sobre essa arte que me encantava desde pequena.

Como eu não trabalhava ainda e não tinha dinheiro para continuar investindo na minha aprendizagem, eu comecei a vender as peças que eu confeccionava para alguns dos meus amigos e familiares. O objetivo era cobrir as despesas com as linhas e os custos com o material, os livros e revistas para me aperfeiçoar nessa arte que, até então, eu encarava apenas como um hobby.

No entanto, não demorou muito para eu perceber que havia um imenso potencial por trás dessa técnica milenar que eu tanto admirava, uma arte que vinha se tornando cada vez mais procurada, ganhando cada vez mais destaque nas mídias e no gosto popular.

Eu percebi que eu poderia fazer daquela técnica a minha profissão.

Foi então que eu decidi tentar viver de crochê.

Foi uma atitude ousada pra mim naquele momento porque eu não tinha garantia nenhuma, eu não fazia crochê tão bem ainda e estava entrando em uma área onde já havia uma competição poderosa.

Além disso, eu ouvi pessoas dizendo coisas como “crochê é só um hobby” e a verdade é que no início eu não me abalei, mas depois que você ouve tantas e tantas vezes frases como: “você não vai conseguir”“você está errada” e que “tudo o que você está planejando não vai dar certo”, até você começa a duvidar da sua intuição, do seu planejamento e do seu potencial.

Foi difícil seguir minha intuição, mas eu procurei ouvir o grande empreendedor Steve Jobs (o fundador da Apple) quando disse que o Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior..

É preciso coragem para seguir o coração. Mas eu acreditei na minha intuição.

Eu fui em frente.

Foi nessa época que eu conheci o meu esposo. Ele acreditou no meu sonho, por mais que esse sonho ainda se tratasse apenas de um esboço tímido e com poucos traços.

Ele me incentivou a continuar desenhando meu sonho e foi então que eu dei o meu próximo passo: vender pela internet.

Na época eu pesquisei muito e acabei achando o elo7, uma plataforma exclusiva para quem vende artesanato.

Foi necessária muita coragem para abrir minha loja porque na época o elo7 cobrava anuidade e eu precisei investir no meu negócio antes mesmo de saber se meu empreendimento daria bons frutos.

Mas eu investi, abri minha loja e, pra minha grande surpresa, eu fiz minha primeira venda em menos de 40 dias após a criação da loja!

Eu não estou contando isso para que você pense que o sucesso acontece naturalmente ou como uma mágica. Porque, afinal, como disse Colin Powell, um general americano, “Um sonho não vira realidade a partir de mágica. Você precisa de suor, determinação e trabalho duro”.

A verdade é que todo mundo começa do zero. E comigo foi assim também. Eu precisei superar muitos obstáculos para conquistar o sonho de viver de artesanato.

No entanto, o motivo de contar minha história pra você, é te mostrar que é possível viver da sua paixão, basta você acreditar e se dedicar a ela.

“As escolhas levam a hábitos. Hábitos se transformam em talentos. Talentos são chamados de dons. Você não nasceu desse jeito, você se tornou assim.”

Seth Godin

Você também pode escolher viver da sua paixão.

Depois dessa venda eu senti que as minhas expectativas foram confirmadas. Foi nesse momento que eu vi podia encarar o crochê como minha única fonte de renda e começar a viver da minha paixão!

Contudo, eu não parei de tentar melhorar depois que eu consegui a minha primeira venda. Eu não me acomodei e fiquei esperando a sorte bater na minha porta outra vez. Eu sabia que eu tinha um longo caminho pela frente e continuei buscando a excelência em tudo o que eu fazia.

Eu investi muito tempo e esforço aprendendo a melhorar meu desempenho profissional, aperfeiçoando a técnica do crochê e desenvolvendo novas habilidades pessoais e profissionais.

E a minha história não terminou nesse ponto.

Depois de um tempo eu comecei a criar minhas próprias peças de crochê. Anos de aperfeiçoamento finalmente resultaram em criatividade.

A partir daí eu comecei a desenvolver receitas únicas que passaram a despertar interesse tanto em quem queria comprar quanto em quem queria aprender.

E assim nasceu o canal JNY Crochê.

Um canal de receitas de crochê inéditas com o passo a passo que sempre dá certo.

(Inscreva-se no meu canal)

Eu passei, então, a dar aulas de crochê passo a passo e meu público cresceu vertiginosamente!

Eu ainda tentei por bastante tempo conciliar as duas jornadas de trabalho (uma com as vendas e outra com as aulas) até que decidi reconhecer que se eu quisesse ter sucesso de verdade seria necessário abrir mão de um dos dois para fazer o meu melhor naquilo que eu escolhesse. Como você já deve saber, eu escolhi ensinar você e outras pessoas a viverem de crochê.

Novamente uma escolha difícil. Novamente eu estava trilhando um caminho que despertava comentários negativos de pessoas que, embora até gostassem de mim, não acreditavam no potencial do meu sonho, no potencial do meu objetivo, na minha missão.

“Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca.”

William Jennings Bryan

No entanto, contrariando a opinião de muitos, mais uma vez eu estava certa em seguir a minha intuição.

Novamente eu obtive êxito!

Atualmente mais de 300.000 (mil) pessoas seguem o canal JNY Crochê que já passou da marca de 45.000.000 (milhões) de visualizações em pouco mais de 2 anos de existência.

Esses números incríveis, que me surpreendem até hoje, são o fruto de muita dedicação, de muito aprendizado e de muito, muito trabalho.

Eu acredito que cada pessoa tem um potencial único e que destino não é o que a vida quer de nós, mas o que nós queremos da vida.

Muitas pessoas hoje em dia me perguntam:

Afinal, é possível viver de crochê?

Eu te garanto que sim!

O crochê sempre foi uma arte incrível, mas nos últimos anos vem ganhando cada vez mais espaço e acabou se tornando uma tendência. Muitas pessoas decidiram aproveitar o momento e ganhar uma renda extra, mas eu estou aqui pra te ensinar como fazer do crochê uma verdadeira profissão.

Afinal, construir um negócio artesanal de sucesso não é fácil e leva tempo.

Contudo, existe algo que pode te colocar à frente da concorrência.

E essa vantagem tem nome e esse nome é conhecimento.

O meu objetivo não é te dar um trampolim para pular etapas e chegar mais rápido, eu não quero te dar atalhos ou te fazer correr antes que você aprenda a andar. O meu objetivo não é encurtar o seu caminho, pelo contrário, eu quero que você aproveite a viagem!

Por isso, eu quero compartilhar com você um guia, um roteiro dos melhores destinos, dos melhores hotéis, dos melhores lugares pra te ajudar a fazer uma viagem melhor, com menos contratempos e imprevistos.

Eu quero te ajudar com dicas valiosas, quero oferecer a você a minha experiência e o meu conhecimento adquiridos ao longo de anos e te ajudar a evitar erros comuns, praticados pela grande maioria.

Hoje eu posso dizer que eu vivo da minha paixão e convido você a aprender comigo como viver da sua paixão também.

Vamos juntos nessa viagem?